quinta-feira, 30 de junho de 2016

Considerações sobre a Cidade de Colossos

Para compreendermos melhor a carta de Colossenses, é importante conhecer a cidade de Colossos na época em que a carta foi escrita. A carta de Colossenses menciona três cidades, Colossos (Cl 1.2), Laodicéia (Cl 2.1; 4.13-16) e Hierápolis (4.13). Estas três cidades estavam localizadas na Ásia menor, no vale do Lico, conforme mapas abaixo.
*Mapas do comentário do NT aos Colossenses de William Hendriksen, pag. 261, 262, editora Cultura Crista (CEP).

O vale de Lico onde as cidades de Colossos, Laodicéia e Hierápolis se localizavam, era uma região de atividade vulcânica e atormentada por muitos terremotos. Entretanto, por causa do solo vulcânico, o solo na região era fértil, com excelente vegetação para criação de rebanhos. Haviam também em Hierápolis fontes de águas quentes e proporcionavam banhos como lazer e fins medicinais.

Nos tempos de Paulo e Epafras, a cidade de Colossos era a menos prospera das três. Colossos tivera um passado de prosperidade, mas enfrentava a decadência econômica frente as suas duas cidades vizinhas que crescia e se desenvolvia mais prosperas (Laodicéia e Hierápolis). A cidade de Laodicéia tinha um forte centro industrial, comercial e operações bancarias, famosa pela excelente lá negra de seus carneiros (Ap 3.14-22). A cidade de Hierápolis com muitas fontes de aguas quentes por toda cidade, traziam muitos turistas para o lazer e fim medicinais. Em Hierápolis o turismo movimentava e alavancava a economia. O povo de Hierápolis associava a água quente e as cavernas profundas aos deuses e por isso havia muitos templos pagãos na cidade. Frente à prosperidade de Laodicéia e Hierápolis, a cidade de Colossos era a menor e menos próspera. A cidade de Colossos era, portanto, a menor e menos importante das três cidades da Ásia menor.

Os habitantes de Colossos se compunham de habitantes naturais da Frígia, região centro-oeste da Ásia Menor, pagãos idolatras que adorava várias divindades. Havia também entre os habitantes da cidade de Colossos um grande número de Judeus que prosperavam no comércio de lã tingidas e outros negócios. Portanto, a igreja de Colossos estava em meio de pagãos idolatras e judeus sob antiga aliança.
________________________________
Bibliografia:
William Hendriksen, comentário do NT aos Colossenses, editora Cultura Crista (CEP).

Biblia de Estudo de Genebra, Edição Revista e Ampliada, editora Cultura Crista (CEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário