quarta-feira, 13 de julho de 2016

A Graça de Deus e o mérito humano

Todas as vezes que Deus agem com bondade com suas criaturas, ele faz por graça. Deus exercer sua graça ao criar e sustentar este mundo e principalmente no plano de Salvação. Nossa Salvação é obra inteiramente da graça de Deus. Somente pela graça de Deus somos salvos. 

Graça é um ato da bondade de Deus para com suas criaturas que não merecem seu favor. Graça é um favor imerecido para conosco. Quando não merecemos nada de Deus, e por sua misericórdia ele faz algum favor para conosco, então Deus exerce um ato de graça. Deus sempre age com graça conosco porque não merecemos nada dele.

Mérito é quando uma pessoa recebe algo que merece. Suas obras os fazem merecedores de receber algo que lhe é devido. Quando uma pessoa trabalha, seu salário é seu mérito. O trabalhador tem o direto de receber seu salário e o empregador tem o dever de pagar. Se o salário não for pago, se comete injustiça. Em relação a Deus, temos algum mérito? Deus tem alguma obrigação para conosco? A resposta bíblica é que não temos nenhum mérito diante de Deus. Nossas obras são manchadas pelo pecado, de modo que até as nossas melhores ações, não nos garante nenhuma boa recompensa diante de Deus. Nosso retrato diante de Deus é de morte em delitos e pecados (Ef.2.1 - 9). A única coisa que merecemos de Deus é a condenação pelos nossos pecados. Quando Deus nos puni pelos nossos pecados, ele está exercendo justiça.

O Apostolo Paulo escreve aos irmãos de Efésios que nossa salvação é pela graça de Deus. Nossa salvação não é uma recompensa de alguma obra que tenhamos feito. Nossa salvação não vem de nós, é um presente de Deus. 

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvo, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2.4-9

Nossa salvação é pela graça mediante a fé. Quando cremos em Cristo como nosso Senhor e Salvador, Deus Pai vê em nós as obras de Cristo e passamos a ter alguns diretos diante dele, mas sempre por causa das obras de Cristo Jesus aplicado a nós (Leia o estudo: A Justificação pela Fé). Nossa salvação depende totalmente de Cristo Jesus.

Somente pela graça de Deus somos salvos. Nossa salvação é obra sobrenatural do Espírito Santo, que nos regenerá e nos leva a Cristo com fé, nos libertando da servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. A salvação não é mérito de qualquer obra humana.

Quando, porém, se manisfestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticados por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segunda esperança de vida eterna.” Tito 3.4-7

N. Mascolo F.

A Graça de Deus - Ef 2.1-10 - Rev. Augustus Nicodemus

Indicação de um excelente livro relacionado a esse estudo.
Sola gratia por R. C. Sproul, editora CEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário