segunda-feira, 25 de julho de 2016

A Salvação

Ouvimos muitos falarem sobre a necessidade de crer em Jesus para que sejamos salvos, mas poucos perguntam exatamente o que significa ser salvo. Crer em Jesus nos salva do que exatamente? O que significa ser salvos? 

A palavra salvação tem o significado de livrar-nos de alguma calamidade. O conceito de salvação é muito comum para nós, pois vemos isso nos heróis em quadrinhos que sempre salva as pessoas de algum acidente ou mal, vemos isso nos esportes quando um boxeador que está perdendo é “salvo pelo gongo” ou quando um gol é feito no último minuto da partida. 

Deus é santo e justo, por isso ele irá punir todo pecado (Sofonias 1). A Bíblia fala que haverá um dia que Deus irá punir severamente todos os pecadores, condenando eternamente ao inferno (Salmo 9.17). Será um dia de Juízo e de ira divina. O Apostolo Paulo exorta que aqueles que rejeitam a Deus e sua vontade por uma vida pecaminosa, acumulam contra si mesmos a ira de Deus, para serem manifestas no “dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2.4). Haverá um dia em que Deus irá manifestar sua santa ira contra todo pecado e pecador, será o dia do juízo final. 

O significado Bíblico de Salvação é, portanto, sermos salvos da pior de todas as calamidades – o juízo de Deus. A Salvação nos livra da ira de Deus no Juízo Final (Jo 3.16; Rm 5.9; Ef 5.6; Cl 3.6; Ap 6.17; 19.15). Quando dizemos que uma pessoa é salva, queremos dizer que será salva da irá de Deus no Juízo Final e entrará para Glória eterna de felicidade com Deus (Mt 25.31-46).

Somente Jesus nos livra da ira vindoura (1 Ts 1.10), somente pela fé em Jesus Cristo é que temos a salvação (Atos 4.12). “Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9). A salvação é obra exclusiva de Deus, é um ato do seu eterno amor para com aqueles que resolveu salvar. Se a salvação dependesse de nós, das nossas obras, então nunca seríamos salvos, mas somos consolados porque a salvação é obras exclusiva de Deus. Paulo em sua carta ao Efésios 2.1-10 escreve de uma forma muito clara que a Salvação é um presente de Deus, um dom: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, ... porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obra, para que ninguém se glorie.” Ef 2.1-10

Jesus é a nossa Salvação, ele nos livra da irá vindoura e condenação eterna.

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, sem mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus". João 3.36

N, Mascolo F.

Assista excelente e breve  resposta do Rev. Augustus Nicodemos sobre o que significa ser Salvo.

Assista excelente e breve exposição do Rev.  John MacArthur sobre A Verdadeira Salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário