domingo, 10 de julho de 2016

Educação de nossos filhos: Educação religiosa e escolar

Os filhos são a herança do Senhor (Salmo 127.3), e como Pais cristãos, temos a responsabilidade diante de Deus de educar nossos filhos e essa responsabilidade recai sobre toda esfera, tanto na educação religiosa como na educação “secular”.

A educação religiosa é o ensino aos nossos filhos sobre Deus e as santas doutrinas das Escrituras Sagradas. Embora nossos filhos possam aprender as doutrinas da Bíblia na escola dominical na igreja, os Pais têm a responsabilidade primaria de educar seus filhos nos caminhos de Deus.

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentando em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-te” Deuteronômio 6.6-7

Quando os Pais não cumprem este mandamento de educar os filhos nos caminhos do Senhor, tanto os Pais como filhos, deixam de usufruir das bênçãos de Deus de uma família saudável e feliz. Muitos lares são conturbados e filhos são insubmissos, rebeldes e infelizes, porque no lar não se fala de Deus e seu santo evangelho, não se ora e nem se faz o culto familiar.

A educação secular é a educação que não ensina sobre Deus e se propõe a transmitir um conhecimento geral sobre matemática, línguas (português), história, geografia, ciências e outras disciplinas que compõem a grade de ensino escolar. A proposta da educação secular é ser neutra, porém não existe neutralidade religiosa, não existe ser humano neutro, ora inclinamos para Deus em sua santidade quando regenerados pelo Espirito Santo ou para vãs e profanas crenças contra Deus e sua Palavra. Depois da Queda, o pecado se enraizou em nosso ser, escurecendo o entendimento em todas as áreas e nos emburreceu. Mesmo nas mentes mais geniais deste mundo, sempre tem um lado tolo. (Leia Ef 4.18; 2 Pe 2.12; Jd 10) Deste modo, o sistema escolar produzido pelos homens sem a luz da Palavra de Deus, que se propõe ser neutro, na verdade, distorce a realidade que existe um Deus verdadeiro e Criador e ensina aos nossos filhos toda sorte de doutrinas anti-Deus e filosofias vãs e profanas. O sistema de ensino e os livros didáticos estão cheio de filosofias anticristãs de forma explicitas e sutis. Como Pais responsáveis diante de Deus, devemos acompanhar o ensino escolar de nossos filhos e contra toda sorte de maus ensinos, instruí-los nos caminhos do Senhor. A escola ao ensinar que o mundo foi feito pelo acaso, que o homem evoluiu do macaco e que não existe verdade absoluta, devemos então ensinar que Deus é o santo Criador que fez todas as coisas, que fomos feito por Ele e somos a sua imagem e semelhança e que a verdade absoluta existe na Bíblia e em Cristo Jesus, combatendo os erros que se ensinam na grade escolar.

No Brasil, o ensino público escolar, e grande parte das escolas particulares adotaram o Construtivismo como proposta pedagógica. O Construtivismo com vãs filosofias e profanos ideais, levou o Brasil ao fracasso educacional. Nossos jovens não sabem interpretar um texto e são desprovidos de valores éticos e morais. O Construtivismo ensina que todos os homens nascem neutros, e como não existe verdade absoluta, não existe certo e errado, tudo depende do contexto em que vive e por si próprio deve “construir” seus conhecimentos e valores. Baseado nesta filosofia, os alunos de escolas que adotam o Construtivismo se desenvolvem desprovidos de valores Cristãos, poucos sabem interpretar um texto, são mimados, são o centro do universo e abraçam toda sorte de novas e vãs filosofias profanas. Diante deste quadro, os Pais devem sempre acompanhar a educação escolar de seus filhos e combater esse relativismo, ensinando que nascemos pecadores e carecemos de Deus para nossa Salvação, e que existe uma verdade absoluta, as Sagradas Escrituras e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Devemos ensinar aos nossos filhos que Deus é o centro do Universo e sua Palavra deve ser o centro do conhecimento em nossas vidas. Nossos filhos devem crescer com uma cosmovisão cristã, ou seja, a partir das Escrituras Sagradas eles devem enxergar todas as coisas.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie desenvolveu um sistema escolar cristão baseado nos princípios e valores das Sagradas Escrituras e na pedagogia de Cristo. Este sistema é excelente pois não apenas adiciona versículos em seus livros, mais do que isso, todo o ensino proporciona um conhecimento integrado das disciplinas escolares coerente ao relacionamento com o Criador e com Seus propósitos. Já existem centenas de escolas, em diversos Estados no Brasil que adotaram o sistema Mackenzie de ensino (SME). Oriento a todos os Pais que matriculem seus filhos nestas escolas e terão um grande parceiro para educar seus filhos no caminho do Senhor, além de uma educação com conteúdo escolar com excelência. Para conhecer mais sobre o sistema Mackenzie de ensino (SME) e as escolas próximas a seu endereço, acesse link:http://sme.mackenzie.br/mackenzie

N. Mascolo F.

Para todos que desejam se aprofundar mais sobre este assunto, recomendo como leitura obrigatório o excelente livro, uma obra prima, de Solano Portela, O QUE ESTÃO ENSINANDO AOS NOSSOS FILHOS? da editora Fiel, conforme indicado abaixo.
Neste livro, Solano Portela faz uma avaliação crítica do cenário atual da educação brasileira, tanto secular como religiosa. Segundo ele, a proposta pedagógica predominante no Brasil vai além de uma metodologia educacional e contém sérias contradições com os princípios da fé cristã. A partir dessa análise, Solano propõe o desenvolvimento de uma pedagogia para a educação escolar cristã, chamada de pedagogia redentiva, ao apontar para uma educação de excelência fundamentada em uma cosmovisão bíblica sobre a vida e o mundo. Comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário